Câmara Municipal de Itabira

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Institucional

Histórico

por Câmara de Itabira

08/10/2009 12:00

A 1ª Câmara de Vereadores de Itabira iniciou seus trabalhos no dia 07 de outubro de 1833, quando a Vila de Itabira do Mato Dentro deixou de pertencer a Caeté e adquiriu pleno poder sobre suas decisões. Foram sete membros eleitos pelo povo: Major Paulo de Souza, que foi o primeiro Presidente e vereador mais votado, obtendo 874 votos; Major Joaquim da Costa Lage; Padre Manoel Pinto Ferreira; João Antônio de Freitas; José Luiz Rodrigues de Moura; Padre José de Freitas Rangel e José Maria da Cunha Porto.

Sua primeira sede localizava-se na Praça do Centenário, nº 116 e por lá funcionou por mais de um século. Em 1971, a sede mudou para o antigo prédio do Clube Atlético Itabirano, à Rua Tiradentes (em frente onde funciona, hoje, o Banco do Brasil). Mas um incêndio, ocorrido no mesmo ano, destruiu toda a estrutura da Casa e consumiu os arquivos e a história do Legislativo Itabirano, dizimando documentos importantes de seu acervo político-cultural. Até a construção do atual Prédio da Câmara Municipal, ela mudou mais três vezes de endereço: para o prédio do Ginásio Sul-Americano, na Rua Guarda-Mór Custódio; para a Rua Dom Prudêncio, 37; e no período de 1983 a 1984 voltou ao casarão da Praça do Centenário, 116, que foi acrescido de um andar superior, no final do século XIX, passando a funcionar, num mesmo local, o Legislativo, a Cadeia Pública, o Fórum e a Prefeitura Municipal. Em 1991/1992, durante o Governo Luiz Menezes e sob a Presidência do Vereador Cácio Duarte Guerra, foi construída sua sede própria à Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro e seu espaço físico pode ser assim dividido: Gabinete da Presidência; Diretoria Geral, responsável pela administração da Câmara Gabinetes dos Vereadores; Plenário (com capacidade para 150 pessoas), para reuniões ordinárias e solenidades; Plenarinho Monsenhor José Lopes (utilizado para reuniões e atividades diversas); Procuradoria Jurídica, onde são feitas as leis, acontecem as Reuniões das Comissões Legislativas e tramitam documentos de ordem jurídica; Secretaria Geral, que responde pelos serviços de compra, envio de correspondências, distribuição de material, arquivos, atas, documentos do legislativo; Serviço de xerox; CPD; Setor de Contabilidade; Setor de Pessoal; Serviço de Cantina.

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