Câmara Municipal de Itabira

Previsão do tempo

Painel do site
Você sabia?
Imprimir Email

Câmara

Secretário de Desenvolvimento Econômico visita Câmara de Itabira

por Assessoria de Comunicação

29/06/2017 18:19

a

Ronaldo Magalhães, Miguel Corrêa e Neidson Freitas

O presidente Neidson Dias Freitas (PP), recebeu na tarde dessa quarta-feira (28), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no Governo de Minas Gerais, Miguel Corrêa da Silva Júnior. O encontro aconteceu na sala da presidência e contou com a participação de diversos vereadores, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães e a equipe de acessória do secretário.

O objetivo do encontro foi a apresentação de Programas de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia do Governo do Estado e firmar parcerias com a Prefeitura e o campus local da Unifei. O secretário definiu Itabira como referência nesta área, para fomentar a diversificação econômica.

O secretário apresentou projetos como Minas Digital, Meu Primeiro Negócio e Startup Universitário. A idéia é que esses programas passem a ser desenvolvidos em Itabira e possam dar vida idéias de negócios que surjam na cidade e possa trazer retorno.

O Minas Digital foi criado para atuar como articulador do dinâmico ecossistema de inovação de Minas Gerais, gerando crescimento econômico por meio da tecnologia, do empreendedorismo e da economia digital e criativa. O programa visa unir ações de incentivo no Estado, conforme as necessidades e vocações das regiões mineiras.

Minas Gerais hoje desponta como pólo tecnológico e de inovação no país. Além de concentrar o 3º maior PIB nacional, é o segundo Estado em número de empresas de TI e biotecnologia. Minas reúne também o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 360; abriga o San Pedro Valley, pólo de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país; é o maior estado em número de universidades públicas (11 federais e 2 estaduais); tem seis parques tecnológicos; e renomadas instituições de tecnologia têm sede no estado, como Google, IBM, GE, entre outras.

O Meu Primeiro Negócio é um programa de educação empreendedora com foco em jovens estudantes do Ensino Médio, que propõe uma experiência prática em economia, negócios e na operacionalização de uma empresa. A proposta é realizar encontros semanais no contra-turno escolar, em que os jovens participantes aprenderão conceitos de mercado, comercialização e produção, sendo acompanhados por profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Como resultado, os jovens serão imersos em uma jornada de educação empreendedora do começo ao fim do programa.

O programa Startup Universitário visa fomentar empreendedorismo e inovação nas Universidades do estado em dois grandes eixos. O primeiro é o apoio a ações de fomento à cultura empreendedora em alunos e professores da graduação e pós-graduação das Universidades do estado. O segundo e mais avançado é o suporte à transferência de tecnologia, em que o programa visa apoiar projetos científicos com potencial para originar startups e negócios de alta tecnologia.

Miguel Corrêa também esteve na Unifei, conversando com alunos, visitou o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) em seu gabinete e participou de evento promovido pela Prefeitura de Itabira, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página