Reservatório de Captação de Água Pluvial já está em funcionamento
Com capacidade de armazenamento de 48 mil litros, reservatório já está completamente abastecido.
Publicado em 08/04/2010 14:00 - Atualizado em 09/04/2010 17:45
As últimas três chuvas que caíram sobre o município de Itabira nos últimos dias foram suficientes para abastecer completamente o Reservatório de Captação de Água Pluvial da Câmara de Itabira. Com capacidade de armazenamento de 48 mil litros, o reservatório já fez a filtragem da água que está sendo utilizada nas descargas dos banheiros do prédio legislativo. O uso da água captada representa uma economia de até 90% no gasto com água tratada no prédio.
De acordo com informações da Agência Nacional de Águas - ANA, a rega de plantas, lavagem de calçadas, descarga dos banheiros e lavagem de roupas, representam cerca de 50% do consumo de águas nas cidades. Numa residência, aproximadamente 35% do consumo total é utilizado em um único vaso sanitário. No Brasil, cerca de 40% da água é desperdiçada e em algumas cidades este desperdício chega a 80%.
Para o presidente da Casa, vereador Neidson Dias Freitas, autor do projeto que originou a construção do reservatório, Itabira servirá de exemplo para os municípios mineiros, já que é pioneira nessa iniciativa no Estado. "O objetivo, além de preservar esse recurso essencial para vida, é também gerir a Câmara com desenvolvimento sustentável. Assim o município e cidades vizinhas só têm a ganhar", conclui.
por Câmara de Itabira