Discussão: doação d sangue e fechamento Receita Federal marcam reunião
Plano de Saneamento é aprovado em segundo turno
Publicado em 08/06/2016 11:45
O Plano de Saneamento Básico de Itabira foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal nesta terça-feira (7). A matéria segue para a sanção do prefeito Damon de Sena (PV). Durante a votação em plenário, representantes do bairro Bela Vista reivindicaram a solução do problema do esgoto na divisa com a área de depósito de rejeitos da Vale. Aproveitando a presença do engenheiro do SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira Dartson da Fonseca, os vereadores Ronaldo Capoeira (PV) e Paulo Soares (PRB) e moradores do bairro também fizeram a reivindicação.
De acordo com Dartson da Fonseca, no Projeto aprovado há a proposta de realizar estudo no local. "O Plano de Saneamento prevê várias ações, entre elas um estudo no bairro Bela Vista. Mas isso não impede que o SAAE realize ações de emergência no bairro para tentar amenizar o problema", disse o engenheiro. O vereador Paulo Soares disse que vai cobrar ações imediatas do poder público sobre a questão: "O poder público deve assumir a responsabilidade que lhe cabe. Vamos continuar cobrando as ações, já que há mais de 20 anos a comunidade reivindica a solução do problema".
Na pauta de votações, foram aprovados em segundo turno também o Projeto de Lei 41/2016, de autoria dos vereadores Solimar Silva (solidariedade), Rodrigo Assis Diguerê (PV), Tãozinho Leite (Solidariedade) e Pacelli Eustáquio (PPS) que "Institui o 'Setembro Amarelo', mês dedicado às ações preventivas ao suicídio".
Ainda em segundo turno foram aprovados os Projetos de Resolução 02, 05 e 06/2016 que aprovam os relatórios contábeis referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, respectivamente.
Em turno único foram aprovados dois projetos de concessão de honrarias.
O Projeto de Resolução 09/2016 , de autoria do vereador Sueliton Sousa (Solidariedade) "Concede 'Título de Cidadania Honorária Itabirana' ao Sr. Francisco Batista Araújo". Também do mesmo vereador , o PR 10/2016, que Concede 'Medalha Carlos Drummond de Andrade' ao Conjunto Musical Raízes".
Tribuna
O médico Marco Antônio Gomes, responsável pelo setor de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores, usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira, para reforçar a Ccampanha de Doação de Sangue, denominada Junho Vermelho. A lei dos vereadores Sueliton Sousa e Tãozinho Leite define o mês 'Junho Vermelho' com ações de conscientização sobre a doação. Marco Antônio Gomes disse que o município precisa avançar na questão da doação, porque além das dificuldades de encontrar doadores, os doentes sofrem com falta de medicamentos e equipamentos adequados. "A Campanha é importante para conscientizar a população sobre a doação, que é um gesto de doação de vida. Temos poucos doadores regulares e há necessidade de conquistarmos mais pessoas e até um centro para doação em Itabira, que atende toda a região. Isso é um sonho que temos que lutar para conquistar", disse o médico.
O vereador Ilton Magalhães (PR) também usou a tribuna da Câmara durante a reunião.
O vereador informou que recebeu a informação de que a Agência da receita Federal em Itabira pode ser fechada. Ilton conclamou aos vereadores e a população a lutar para que o fechamento da agência não ocorra. De acordo com ele, a informação partiu dos próprios servidores da receita. Para Ilton, o fechamento da agência seria um retrocesso para o município, já que há municípios com arrecadação menor que Itabira e que mantem o serviço. "Não podemos deixar que isso aconteça. Os vereadores e a prefeitura devem acionar deputados e até autoridades federais para impedir o fechamento da Receita aqui. Itabira tem arrecadação muito superior a vários municípios e ao Governo federal deve cortar custos em outras áreas da própria Receita Federal, antes de tentar fechar uma agência tão importante", disse Magalhães.
Câmara Escola
s alunos da Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça estiveram no plenário durante a reunião desta terça-feira para acompanhar a votação de indicações elaboradas por eles durante a realização do Projeto Câmara Escola. Entre as indicações apresentadas estão a instalação de ventiladores nas salas de aula, novas mesas e cadeiras, mais segurança para o bairro Monsenhor José Lopes e eventos para a comunidade.
No Projeto Câmara Escola os alunos das escolas participantes realizam estudos em sala de aula através de cartilha com informações sobre o processo legislativo. Numa segunda etapa, os alunos vão à Câmara onde são recebidos por vereadores e os monitores do projeto, quando tiram dúvidas e realizam uma reunião simulada. Nesta reunião, os alunos escolhem indicações de ações prioritárias para a escola ou a comunidade onde estão instalados. Após a votação das indicações pelo plenário simulado, os documentos são acatados pela Mesa Diretora da Câmara, e, depois são votados pelos vereadores como indicações ao executivo.
Saúde
A Comissão de Saúde da Câmara está investigando denúncias sobre morte de paciente que caiu de uma maca do SAMU. O presidente da Comissão, vereador Geraldo Magela Pena Torres (PHS), informou que está apurando o caso através de diligências. "Estamos colhendo documentos e depoimentos dos envolvidos para emitirmos relatório", disse o vereador.
[foto]
Uso Tribuna - Dr Marco Antonio - Junho Vermelho
Campanha Junho Vermelho
Uso Tribuna - Ver. Ilton Magalhães
Alunos Câmara Escola - E. M. Marina Bragança
Agradecimento Dartson funcionário SAAE
por Câmara de Itabira