Situação da Água da ETA Rio de Peixe domina discussões na Câmara
A captação de água na Estação de Tratamento Rio de Peixe dominou a reunião da Câmara nesta terça-feira (8).
Publicado em 09/11/2016 11:36
A captação de água na Estação de Tratamento Rio de Peixe dominou a reunião da Câmara nesta terça-feira (8). Estiveram presentes o gerente geral das minas da Vale em Itabira, Fernando Carneiro e a diretoria do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira, além dos moradores representantes dos bairros Fenix, João XXIII, Balsamos, Santa Marta e Santa Ruth.
Fernando Carneiro, representante da Vale, abriu a discussão apresentando as possibilidades ofertadas pela empresa para a captação de água. Em seguida foi a vez do gerente de operações do SAAE Sandro Costa explicar como está o processo de monitoramento e captação.
Os moradores se manifestaram e pediram solução imediata para o problema, já que segundo eles, o prazo para que a água chegue com qualidade nas residências já se esgotou. Rodrigo Hermógenes, um dos lideres dos moradores da região, disse que a paciência já se esgotou. Os moradores não aguentam esperar mais. Ele disse que vai recorrer ao Ministério Público. "Estamos cansados de esperar. Não há informações para os moradores, que convivem com essa água suja. Vamos acionar o Ministério Público já que nessas reuniões não são apresentadas soluções", disse o líder comunitário.
Para o Gerente de Operações do SAAE, Sandro Costa, a qualidade da água está de acordo com o que era esperado. Ele explicou quais as ações estão em andamento para melhorar a qualidade e que não está descartada a interrupção da captação da ETA Rio de Peixe. "As ações foram de troca do ponto de captação, o tratamento da água com ortopolifosfato e cloração e, por último, vamos instalar tanques-pulmão. Esse ultimo processo faz com que a água seja aerada e fique mais tempo na ETA para o tratamento", explicou Costa. Ainda de acordo com ele, o SAAE precisa de mais 30 dias para a instalação do equipamento.
O gerente da Vale Fernando Carneiro disse que os pontos de captação são prioridades para o município e que o Rio de Peixe era a ação mais rápida e viável para o abastecimento. Ele explica que não há outros pontos de captação, além das barragens. "A Vale segue o que o SAAE indica e, nesse caso, a ação mais imediata foi a captação no Rio de Peixe. Mas é bom lembrar que já liberamos essa captação desde 2005, dando suporte para o abastecimento da Estação da Pureza", disse.
A Comissão de Saúde da Câmara vai aguardar a instalação de novos equipamentos, mas os vereadores garantiram que vão acompanhar o resultado das analises prometidas pelo SAAE.
Laço Dourado
A reunião ordinária contou com o lançamento da Campanha Novembro Dourado, que prevê a conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. O autor da Lei que cria a campanha, vereador José Luiz Batatinha (PSDB), entregou o laço dourado, símbolo da campanha ao Presidente do Legislativo, Vereador rodrigo Assis Diguerê (PV).
por Câmara de Itabira